A paciência do povo de Muniz Freire está se esgotando. A cidade, mergulhada em abandono, clama por governo, enquanto o prefeito Dito (PSB) – completamente desconectado da realidade local – aparece nas redes sociais promovendo bate-papo com moradores de Conceição do Castelo. Sim, você não leu errado: ao invés de dialogar com a população que o elegeu, o prefeito prefere fazer sala para gente de fora.
É o retrato da omissão. Ruas esburacadas, bairros esquecidos, saúde capengando, escolas precisando de socorro, servidores desvalorizados – e o prefeito? Sorridente, batendo papo onde não foi chamado, como se Muniz Freire estivesse vivendo seu melhor momento. É cômico… se não fosse trágico.
Essa encenação pública escancara o que todos já sabem: Muniz Freire está sem comando. O prefeito age como um turista dentro do próprio mandato. Em vez de arregaçar as mangas, ouvir os clamores da cidade e enfrentar os problemas de frente, prefere posar de influenciador digital em busca de curtidas e palmas de fora.
A indignação cresce a cada dia. “Agora sim Muniz Freire vai pra frente…”, ironizou um cidadão, traduzindo em poucas palavras o sentimento de revolta e desprezo de uma população que assiste, estarrecida, à paralisia administrativa e ao desprezo com que vem sendo tratada.
E como se não bastasse o desprezo pela cidade, o prefeito ainda cavou sua própria cova política: rompeu com o vice-prefeito – único substituto possível caso queira se candidatar novamente – e agora está preso ao cargo como um náufrago sem bote. Para disputar qualquer eleição, teria que renunciar, mas não tem a quem passar a faixa. O problema? O vice já declarou, sem rodeios, que preferiria engolir prego a voltar a caminhar ao lado de Dito (PSB). Ou seja, nem candidato ele pode ser. A prefeitura virou um castelo – e não de Conceição! – mas sim de areia: isolado, rachado e prestes a desmoronar.
Mas calma, munizfreirense! Quem sabe, após resolver os problemas de Conceição do Castelo, o prefeito Dito (PSB) volte o olhar para sua própria cidade. Com sorte, entre um bate-papo e outro, ele lembre que ainda está no cargo. Até lá, só nos resta acompanhar a programação nas redes: amanhã, quem sabe, ele comenta os desafios da prefeitura de Tóquio ou dá dicas de jardinagem para Marte.
Porque governar Muniz Freire… definitivamente, ficou para depois.





























































Comente este post