A Prefeitura de Ecoporanga deu um passo decisivo para fortalecer a saúde pública do município com a assinatura do Convênio nº 001/2025 entre a administração municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e a Fundação Médico Assistencial do Trabalhador Rural de Ecoporanga – Fumatre, entidade responsável pela gestão do Hospital Fumatre.
O principal avanço garantido pelo novo convênio é a presença permanente de um segundo médico plantonista no Pronto Atendimento Municipal 24h, ampliando a capacidade de atendimento e melhorando significativamente os serviços de urgência e emergência prestados à população.
“Com esse convênio, conseguimos uma conquista histórica para Ecoporanga: o segundo médico plantonista estará presente todos os dias, de forma contínua, para reforçar os atendimentos de urgência. Isso significa mais agilidade, mais acolhimento e mais segurança para nossa população”, destacou o prefeito José Luiz Mendes durante a assinatura do documento.
Para garantir essa ampliação, o valor mensal destinado ao Pronto Atendimento foi reajustado de R$ 205.000,00 para R$ 250.000,00, viabilizando a contratação de mais um médico plantonista diurno (12h por dia), além da cobertura de outras despesas essenciais para o bom funcionamento da unidade.
O convênio, com valor total de R$ 3.396.000,00 por ano, também contempla:
•A integração do Hospital Fumatre à rede complementar do SUS, permitindo sua atuação dentro da rede regionalizada e hierarquizada de atenção hospitalar e ambulatorial;
•A realização de exames de radiologia e o pagamento das internações hospitalares;
•A antecipação dos repasses mensais até o 5º dia útil, assegurando que a Fumatre possa manter em dia os salários dos profissionais e os compromissos com fornecedores.
“Estamos implantando uma nova lógica de gestão, com mais planejamento e respeito aos profissionais da saúde. Com os repasses feitos antecipadamente, o hospital vai conseguir organizar melhor suas despesas e garantir um atendimento de mais qualidade para todos”, afirmou o prefeito Zé Luiz Mendes.
A assinatura do convênio contou com a presença do secretário municipal de Saúde Michel Barth, dos vereadores Lemão Toledo, Dedé Patez e Tinin, do presidente da Fumatre Ugo Figueiredo e do diretor administrativo Eraldo das Virgens Patez Filho.
Durante o evento, foram anunciadas ainda outras ações importantes:
•O repasse de R$ 300.000,00, fruto de emenda parlamentar do deputado federal Gilson Daniel, que já está na conta do Fundo Municipal de Saúde e será transferido à Fumatre nos próximos dias;
•A instalação de um moderno Centro de Diagnóstico por Imagem, com previsão para exames como ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia, tomografia, mamografia e densitometria óssea;
•A retomada das cirurgias eletivas, que está em fase de planejamento técnico junto à Secretaria de Estado da Saúde.
Com essa iniciativa, a Prefeitura de Ecoporanga reforça seu compromisso com uma saúde pública eficiente, humanizada e acessível, que valoriza profissionais, respeita os recursos públicos e, principalmente, cuida das pessoas.






























































Comente este post