Denúncia grave em Jaguaré: moradora aciona Ministério Público contra vereador Jair Sandrini (PSDB) por suposto esquema de propina quando atuou como Secretário de Saúde
Com a pré-campanha das Eleições 2024 aquecendo em Jaguaré, um fato está agitando o meio político da Cidade. Uma moradora protocolou uma denúncia grave no Ministério Público Estadual (MPES) envolvendo o vereador Jair Sandrini (PSDB), no período em que ele esteve à frente da Secretaria Municipal de Saúde, e o dono de uma empresa prestadora de serviços públicos. Os fatos envolvem a gestão municipal anterior em Jaguaré.
A moradora Claudineia Gonçalves Marinho protocolou documento nessa quinta-feira (11/07) à Promotora de Justiça da Comarca de Jaguaré, solicitando investigação à “notícia de fato” contra Jair Sandrini, que está em seu segundo mandato de vereador na Câmara de Jaguaré e, no mandato anterior, licenciou-se do cargo para assumir por um período a Secretaria Municipal de Saúde.
Consta da denúncia que “a noticiante tomou conhecimento recentemente por grupos de WhatsApp da cidade de Jaguaré de denúncia referente a suposto crime ocorrido na Secretaria Municipal de Saúde de Jaguaré, no período em que o Sr. Jair Sandrini exerceu a função de secretário municipal de Saúde”.
Claudineia Marinho destaca que, através de áudios e documentos que anexou na denúncia ao Ministério Público, o empresário prestador de serviços, identificado como Juliano dos Santos de Souza, relatou que possuía contrato com a Secretaria Municipal de Saúde na época em que Jair Sandrini era o titular da pasta, e que “o então secretário cobrava propina do mesmo”.
A denunciante salienta que, “nos grupos, curculou o número de pelo menos um contrato com o Fundo Municipal de Saúde, qual seja, 003/2018”. Conforme a denúncia protocolada, “Juliano relata [nos áudios] que, ao receber os pagamentos efetuados pela Secretaria de Saúde teria de passar parte do pagamento recebido para o [então] secretário de Saúde Jair Sandrini, configurando, assim, conforme o próprio empresário relata o recebimento de propina por parte de Jair Sandrini”.
ÁUDIOS EM GRUPOS DE WHATSAPP
Segundo Claudineia Marinho, no dia 25 de junho deste ano, Juliano dos Santos de Souza encaminhou novos áudios nos grupos de Whatsapp, questionando medida judicial ajuizada por Jair Sandrini, que obrigou a retirada de publicações em páginas de notícias de Jaguaré nas redes sociais Facebook e Instagram das denúncias publicadas; e, na ocasião, reafirmou que Sandrini, quando integrava o Executivo, cobrava propina referente ao contrato que possúia com a Secretaria de Saúde. Relatou, inclusive, “que as ordens de pagamento eram enviadas para o banco Banestes e que, ao receber, efetuava os repasses para o então secretário Jair [Sandrini]”.
Conforme o documento que solicita a investigação da Promotoria da Comarca de Jaguaré, “a noticiante entende que, pela gravidade da situação e pelo fato de que quem efetuou a denúncia nos grupos é o dono da empresa, não se tratando, portando, de boatos ou conversas do tipo “ouvi dizer”, a denúncia merece ber apurada pelo Ministério Público com rigor, até porque, como dito, os áudios do Sr. Juliano [dos Santos de Souza] circularam em diversos grupos de notícias do WhatsApp na cidade de Jaguaré, sendo os fatos de conhecimento público, necessitando ser esclarecidos”.
A moradora Claudineia Gonçalves Marinho requereu que o Ministério Público Estadual faça a devida investigação com as oitivas do empresário Juliano dos Santos de Souza e do atual vereador e ex-secretário municipal de Saúde Jair Sandrini, “sem prejuízo de qaisquer outras medidas cabíveis para apuração dos fatos relatados”.
O OUTRO LADO
O espaço está aberto para possíveis manifestações do ex-secretário de Saúde de Jaguaré, Jair Sandrini, e do empresário Juliano dos Santos de Souza sobre o assunto abordado nesta reportagem.





























































Comente este post