A saúde de Ecoporanga está prestes a viver um novo momento. O município foi contemplado com propostas aprovadas no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, garantindo investimentos que vão ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e modernizar a estrutura da rede municipal.
Um dos grandes destaques é a construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) no distrito de Joaçuba, que atenderá diretamente moradores da região com mais estrutura, conforto e qualidade no atendimento.
Além disso, também foram aprovadas:
•Aquisição de uma Unidade Odontológica Móvel, que vai levar atendimento bucal até as comunidades mais afastadas
•Três combos de equipamentos para reforço das unidades de saúde já existentes
•Quatro kits de teleconsulta, permitindo atendimento médico à distância com mais rapidez e eficiência
Essas conquistas são fruto do esforço conjunto entre o prefeito Zé Luiz Mendes e o secretário municipal de Saúde, Michel Barth, que tem se destacado no cenário estadual e nacional. Michel é presidente do Cosems/ES (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo) e assumiu recentemente o cargo de Diretor de Regionalização e Descentralização do Conasems, órgão que representa os secretários municipais de saúde de todo o Brasil.
Segundo ele, “o Cosems/ES vive um momento de protagonismo e de forte participação na agenda nacional. A aprovação dessas propostas é resultado de um trabalho sério, técnico e comprometido com a saúde pública.”
O prefeito Zé Luiz, por sua vez, lembra que os desafios enfrentados pela gestão foram muitos:
“Sabemos das necessidades da população, mas a burocracia é enorme. Quando assumimos, estava tudo parado: frotas sucateadas, sem manutenção, praticamente sem combustível, sem medicamentos, sem contratos e sem materiais. Foi preciso reorganizar tudo, estruturar as equipes e colocar a casa em ordem.”
Ele reforça que uma licitação pode levar até seis meses para ser concluída:
“Seja pra comprar um parafuso ou um aparelho de última geração, o processo é o mesmo. Mas estamos fazendo tudo com responsabilidade e dentro da legalidade. Agora, com os projetos aprovados, os resultados já começam a aparecer.”
A expectativa é que, em breve, a população sinta de fato as melhorias no dia a dia: mais atendimento, mais estrutura e uma saúde mais digna para todos.






























































Comente este post