Estudantes do campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) de São Mateus, no Norte do Estado, passaram mal repetidas vezes após se alimentarem no Restaurante Universitário (RU). Eles afirmam ter consumido “feijão vencido”, além de relatos de insetos nos pratos e sentido gosto de água sanitária nas saladas. A universidade informou que notificará a empresa responsável pelo serviço e que se reuniu com os universitários para apurar as reclamações.
A Gazeta conversou com vários alunos do campus, que falaram na condição de anonimato com a reportagem.
“Eu passei mal com barriga inchada e dores intensas no estômago, após comer especificamente o feijão, na segunda-feira. Repeti a comida na terça-feira sem o feijão, e não me senti mal. Quando fui na quarta, repeti com feijão e tive o mesmo problema de segunda. Agora, vendo vídeos do feijão com prazo de validade vencido, eu acredito que comi, sim, no RU de São Mateus, alimento vencido! Detalhe: minha amiga teve a mesma experiência!”, relatou um estudante da Ufes, campus São Mateus. “Já achei uma baratinha na farofa”, disse outro.
“Há tempos venho percebendo legumes e frutas murchas. O macarrão se nota que é feito grosseiramente e sem nenhum zelo. Repetições nas saladas cruas, sem opção das cozidas, o que torna difícil para alunos que não consomem tais saladas (cruas). Desde que tal empresa tomou posse do refeitório, os horários de espera do aluno na fila passam das 11h, e em dias em que a temperatura está mais elevada, é quase insuportável permanecer na espera da abertura das portas do refeitório”, contou.
“Há meses, bem antes do recesso, venho sendo acometida por dores horríveis de estômago acompanhadas de inchaço, e sempre após almoçar no refeitório. Tenho que esperar a marcação de um gastro para, em seguida, poder fazer uma endoscopia”, complementou uma universitária.
Posicionamento da Ufes
Em nota, a Diretoria de Gestão de Restaurantes (DGR) da Ufes informou que realizou uma reunião na manhã desta sexta-feira (9), entre a direção do campus de São Mateus, a empresa terceirizada, a direção do RU e a representação estudantil, “para tratar das providências imediatas e discutir soluções estruturais para os problemas relatados”.
“Em paralelo, a DGR emitirá notificação formal à empresa contratada para regularizar imediatamente a situação, sob pena de aplicação das sanções previstas no contrato administrativo. A medida visa assegurar que as obrigações contratuais sejam plenamente cumpridas, garantindo a continuidade e a qualidade do serviço prestado no Restaurante Universitário, conforme os padrões estabelecidos pela Ufes”.






























































Comente este post